Vacinação contra gripe H1N1 é prorrogada

Vacinação vai até 10 de junho
Ascom/Wagnevilton Ferreira

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 foi prorrogada em Canavieiras até dia 10 de junho. A decisão partiu de uma reunião da Comissão de Intergestores Regionais – CIR da Região de Saúde de Ilhéus, que aconteceu na última sexta-feira (20), em Itacaré, com a presença de representantes da saúde dos municípios de Ilhéus, Itacaré, Uruçuca, Arataca, Mascote, Canavieiras, Una e Santa Luzia.

Segundo a Secretária da Saúde de Canavieiras e coordenadora da CIR da Região de Saúde de Ilhéus, Roberta Barros, diante das dificuldades que os municípios vêm enfrentando para atingir as metas com a campanha da vacina H1N1 - devido ao atraso das entregas das vacinas - ficou resolvido manter a vacinação para o grupo prioritário nos municípios da região até o dia 10 de junho. Com a nova data, os municípios esperam alcançar a meta para o público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde.

Roberta Barros afirma que todos os municípios receberam o total de 106% da meta da campanha e devem garantir o estoque atual da segunda dose para as crianças vacinadas pela primeira vez. “Até o dia 10 de junho o sistema estará aberto para receber as doses, de modo a atingir a meta”, disse a secretária.

A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria da Saúde de Canavieiras, Conceição Feitosa, informa que até esta segunda-feira (23), faltava menos de 3% para atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é 80%. Segundo Conceição, o total de pessoas vacinadas dos grupos prioritários foi 5.372 (78,38%). “Vacinamos 1707 crianças (76,34%), 576 puérperas (100%), 331 gestantes (95,66%), 404 trabalhadores de saúde (94,84%), 2873 idosos (75,82%)”, infomou.

De acordo com Conceição Feitosa, na próxima terça (31) encerra o roteiro da zona rural, vacinando a população do km 21. “Os pacientes acamados do bairro Sócrates Rezende recebem nesta terça-feira (24) equipe da USF Sócrates I. Esse público tem o maior número de hospitalizações e agravamento do quadro e de óbitos, por isso nossa preocupação”, enfatizou.

Segundo a Secretária da Saúde, Roberta Barros, a avaliação está sendo feita diariamente, de acordo com o estoque limitado. “O Ministério da Saúde está distribuindo a vacina contra H1N1 de forma fracionada, em cotas semanais. O estoque da USF Talma Cajueiro, que realiza a vacinação diária, já havia esgotado e chegou esta manhã”, informou.

O público-alvo para a vacinação é estipulado pelo Ministério da Saúde, que também recomenda a necessidade de prescrição médica para a vacinação em pessoas portadoras de doenças crônicas. A meta é imunizar 80% deste público, que abrange pessoas com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto) e pessoas portadoras de doenças crônicas.

Influenza - influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).